terça-feira, maio 10, 2005

 

O nosso concelho e a Juventude

Na verdade temos hoje em Portugal, além de um abismo social, um outro abismo maior que é o abismo da linguagem; Quem pretende fazer uma política direccionada para a juventude depara-se com diversas análises, conclusões, e diversas fórmulas mágicas de sistemas governamentais, todas distantes dos jovens.
O abismo ostenta-se na política em geral, na distância entre a política pública e a população, e fica ainda maior quando observamos a relação da política com a juventude.
Cerca de 20 % da população do concelho de Ponte de Sor é composta por jovens. De acordo com os dados do Ministério da Educação e do IEFP, 40 % dos jovens acabam os seus cursos superiores e não tem emprego.35 % Acaba o ensino secundário e não continua os estudos . Em temos gerais 40% é o valor de desemprego jovem que engloba o nosso concelho.
Chegamos pois a brilhante conclusão que nenhuma estrutura governamental é suficiente para suprir, a curto prazo, os problemas existentes no concelho.
Na faixa etária ao qual se insere a juventude, permanece o problema do emprego, o problema da violência, o problema da falta de espaços de cultura e de lazer, tudo muito eminente, tudo muito visível e não é necessário nenhum perito para se aperceber desta situação. A juventude não é só composta pelos grupos mais tradicionais, como os movimentos estudantis, movimentos sindicais, ou o movimento pastoral.
Hoje temos uma enorme quantidade de grupos jovens. São grupos culturais, grupos desportivos, entidades, associações, que tem quase sempre uma relação de afirmação comportamental.
È necessário elaborar estratégias para que até mesmo os cursos de capacitação profissional oferecidos, sejam consonantes com os aspectos do comportamento que os jovens têm.
Apoiar empresas novas, ideias e iniciativas do âmbito juvenil proporciona um maior e melhor desenvolvimento para o nosso concelho.
Outra interface importante está no sector de educação.
È importantíssimo negociar a fixação de um pólo universitário no nosso concelho. Este é sem duvida um ponto fulcral no desenvolvimento da nossa região.
Valorizar, entender, e compreender os Grupos do concelho é fundamental. Todos os grupos de jovens do concelho de Ponte de Sor, sejam eles desportivos, sociais, ou religiosos, tem de ser apoiados financeiramente e igualmente ao nível de acções e iniciativas de carácter profissional e educacional, ao ponto de sobrevalorizar os mesmos.
Quando isso acontece, deparamo-nos com surpresas agradáveis, na certa, não só a nível das competências científicas e /ou académicas demonstradas, mas principalmente em termos de hábitos de trabalho comprovados, empenho e interesse evidenciados.
Carlos Marques Sousa
Conselheiro Nacional JSD

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?