sexta-feira, maio 06, 2005
O perfil indicado pela JSD nacional para a escolha dos candidatos a cargos autárquicos
«Tende sempre o espírito crítico, para vós não deve haver tabus. Dentro do respeito que mereceis vós mesmos vós deveis criticar impiedosamente tudo quanto existe. Sim. Criticar sem receio de que vos chamem demolidores. Vós sois demolidores do mal, vós sois os construtores do futuro ideal.»
Emídio Guerreiro, antigo Secretário-Geral do PPD
De acordo com as recomendações do Presidente do Partido para a escolha dos candidatos e composição das listas das próximas eleições autárquicas, está a necessidade de "reforço da participação das mulheres" nas listas de candidatos a órgãos autárquicos, assim como a necessidade de "promover uma adequada renovação das listas".
Necessidade de contemplar uma composição equilibrada das listas, para que do seu conjunto resulte uma "diversificada competência política e preparação técnica multidisciplinar, designadamente através da inclusão de personalidades independentes".
Entre os critérios na escolha dos candidatos para a legislatura de 2005 a 2009 estabelecidos pela Comissão Política Nacional está o "reconhecido espírito de serviço a comunidade e empenhamento na defesa do interesse concelhio, assim como um "comportamento pessoal, profissional e político subordinado a valores éticos inequívocos".
Os candidatos deverão ainda assumir o "compromisso de honra" de cumprir integralmente as orientações do partido e de respeitar a disciplina de voto em matérias como o programa, Orçamento entre outras matérias importantes.
Por indicação da nacional da JSD, todas as secções do PSD devem ter em conta as recomendações propostas pela Juventude Social Democrata com vista a equacionar a participação da mesma na corrida autárquica que se avizinha.
Carlos Marques Sousa
Conselheiro Nacional da JSD