sábado, junho 25, 2005

 

DE LUTO POR PORTUGAL

É, no mínimo, ofensivo para todas as vítimas dos regimes comunistas (mais de cem milhões de mortos) que o nosso Governo tivesse decretado um dia de luto nacional pela morte de Álvaro Cunhal.
A morte de Álvaro Cunhal teve, pelo menos, o mérito de pôr a nu a incoerência de um regime que elege como ícone precisamente um dos seus maiores inimigos. Esse é, no entanto, o resultado lógico de um regime que deixou apodrecer nos nossos corações os seus valores estruturantes.
Com efeito, não pode deixar de ferir os mais elementares sentimentos de quem pugna e acredita nos valores da Democracia e da Liberdade quer a afirmação, sistematicamente repetida por todos os órgãos de comunicação social, em geral, e comentadores, em particular, que as duas grandes referências portuguesas do século XX foram Cunhal e Salazar, quer o elogio da coerência e seriedade do líder comunista, na medida em que se manteve fiel ao ideal comunista até à morte.
A primeira afirmação vem na mesma linha dos que consideram que os dois grandes vultos do século XX foram Hitler e Estaline. No fundo, Salazar e Cunhal seriam, em ponto pequeno e à nossa medida, aquilo que os outros dois foram à escala planetária.
Aceito que comunistas, fascistas e extremistas raciocinem desta forma, mas não quem professa os valores da Democracia e da Liberdade. Grandes vultos do século XX foram Churchill, João Paulo II, Reagan, Gandhi, Lech Walesa, Havel, Luther King, Madre Teresa de Calcutá, Nelson Mandela e tantos outros. São estes os grandes vultos do século XX, porque são e devem ser estes as nossas referências.
Da mesma forma, não pode deixar de repugnar a todos aqueles que defendem os valores da Democracia, da Liberdade e dos mais elementares Direitos do Homem o elogio da coerência de Álvaro Cunhal, na medida em que se confunde coerência com pura cegueira e fanatismo. Como disse Jean-François Ravel, «só há um regime soberanamente bom: o regime comunista. Foi, por isso, que matou mais de 100 milhões de pessoas.»
Ora, após a queda do muro de Berlim, tal como após a Queda do III Reich, quando emergem aos olhos de toda a gente os horrores dos campos de morte nazi e dos Gulags comunistas, como pode um democrata elogiar a coerência dos dirigentes nazis, fascistas e comunistas que continuam a defender aqueles regimes? A única coisa que, nestes casos, ainda se podia, eventualmente, elogiar era o arrependimento. Tudo o mais é abjecto e repugnante mais que não seja por consideração à memória dos milhões de vítimas daquelas duas ideologias.
E era bom não esquecer que, ainda há bem pouco tempo, Manoel Lencastre, na mesma linha de coerência de Álvaro Cunhal, defendeu, nas páginas do “Avante”, a figura do sanguinário ditador Estaline, assim como Bernardino Soares, líder da bancada comunista, defendia que a Coreia do Norte era uma democracia.
É esta a coerência dos comunistas: democratas e acérrimos defensores dos direitos do Homem nos países onde se encontram em minoria; sanguinários, dogmáticos e intolerantes nos países onde detêm o poder. Foi, assim, na União Soviética, nos países de leste, na Albânia, na China, na Coreia do Norte, no Iraque, em Cuba…
Todos os países que levaram a cabo revoluções socialistas e que adoptaram o socialismo como doutrina e ideologia, tornaram-se inevitavelmente regimes hediondos, que escravizavam (e escravizam) as pessoas, onde só o líder e os apaniguados do partido tinham (e têm) direito a todas as honrarias e mordomias.
É também, por isso, no mínimo, ofensivo para todas as vítimas dos regimes comunistas (mais de cem milhões de mortos) que o nosso Governo tivesse decretado um dia de luto nacional pela morte de Álvaro Cunhal. Ainda se, ao menos, se tivesse arrependido...
Santana Maia Leonardo

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?