quinta-feira, junho 02, 2005

 

O fim da inércia: empreendadorismo

A inércia é a arma dos fracos e daqueles que nada sabem fazer.
A inércia nasce do sentido facilitista e demagogo do Homem em tudo querer e nada fazer para o melhorar.

Vivemos numa sociedade onde não se cultiva o empreendadorismo e competencia de cada 1.
Para que uma economia possa fluir correctamente rumo ao progresso temos que apostar nas ideias de cada um, na capacidade de inovação, de trabalho e na eficiência dos nossos trabalhadores.
Temos que apostar numa correcta formação profissional, sólida e contínua, ao longo da vida activa.Devemos ensinar e aprender mais prática e menos teoria, temos que aprender a problematizar, a desenvolver espiríto crítico e sobretudo a sermos ambiciosos.
É através da ambição e da vontade de vencer que os nós temos que apostar em todos aqueles que querem sair deste marasmo económico.
Todo o nosso tecido empresarial, quer na área da indústria quer na área dos serviços, vai ter que se adaptar ás novas estratégias de gestão de recursos e adoptar uma política competitiva e racional.
Todos sbemos que uma economia hoje não se faz só com macroempresas e multinacionais, hoje a estratégia para o rumo do progresso passa pela modernização e inovação das PME´s, pela sua adaptação aos novos tempos, pela sua eficiência e também pela sua internacionalização.
As PME´s representam aquele sector mais tradicional e conservador da economia, onde as estratégia interna tem sido ao longo dos tempos, uma forte aposta nos produtos básicos e de primeira necessidade para o consumidor. Este é um mercado que também deve ser aproveitado e que merece a expansão das nossas empresas, criando mais investimento e mais postos de trabalho e aumentando a produção.
O empreendadorismo de que falo não passa somente pelos apoios públicos e comunitários para estas, mas sobretudo pela aplicação de estratégias que primam a eficiência e o sacrifício dos nossos empresários em investir ainda mais na inovação e modernização do equipamento de trabalho.

Hugo Martinho

www.intramolecular.blogspot.com

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?