domingo, junho 05, 2005

 

Onde estão eles!?

O Ministro das Finanças diz esperar "que o sector privado crie cerca de 170 mil postos de trabalho até ao final da legislatura"

António Perez Metelo diz hoje no DN: "Os tais 150 mil postos de trabalho perdidos nos últimos três anos não vão poder ser recuperados no espaço desta legislatura. Na previsão central do Governo, em 2009 o número dos desempregados será apenas inferior em 30 mil."

Há, pelo menos, um socialista que não alinha na cassete.

É que não basta criar empregos. Há empregos criados todos os dias nas piores recessões. Mas os empregos criados têm de ser cruzados com os empregos perdidos. Ou seja, a criação de emprego tem de ser líquida em acrescento ao nível de emprego. As contas são infantis: se se criaram 500 postos de trabalho, mas se perderam 1,000, o número de postos criados não é suficiente para travar o crescimento do desemprego, quanto mais para o fazer descer.

Mas mesmo que a criação de emprego seja em acrescento ao nível de emprego em volume, ela tem de ser maior que o crescimento da população activa. E sinceramente não percebo porque é que, das duas uma:

1) Ninguém fez estas perguntas ao Ministro (Deputados e Jornalistas).

2) Se elas foram feitas porque não fazem as primeiras páginas dos jornais. É que os 150 mil empregos eram os Outdoors bem grandes e bandeira de campanha dos Socialistas.

É que, mesmo que o número de pessoas com emprego aumente todos os anos, se a população activa aumenta mais, temos efectivamente mais desemprego em volume absoluto e em taxa.

Alguém sabe dizer se:

1) Os 170 mil empregos esperados no sector privado são líquidos, ou seja, acrescentados depois de subtraídos os empregos "destruídos"?

2) Qual a estimativa de crescimento da população activa até ao final da legislatura?

É que, pelos números do Governo, das duas uma, ou se espera um aumento forte da populaçãop activa (imigração? alguém tem números do governo?) ou então estes 170 mil empregos do sector privado é como estarmos muito orgulhosos do volume de vendas das empresas de transportes do sector público... é que depois é preciso cruzar com o Passivo.

www.maoinvisivel.com/blog/

Comments:
E onde é que está o psd de ponte de sor? Ainda existe?
 
Segundo dizem os dirigentes do psd de ponte de sor só servem para papar almoços e jantares organizados pela distrital ou pela nacional.
 
Sim, tudo isso é verdade mas ao menos existe um PSD na Ponte Sor. A verdadeira pergunta é: Onde está o PS em P. Sor? Ainda existe? É que nem isso! O PS é o Pinto e o Pinto é o PS. Não existe JS mas correm rumores que vai ser fundada pelo... filho do Pinto!!! Do mal o menos...
 
E pelo filho do prof Zé Torres! Viva a JS!
 
E pelo Bruno Guimarães
 
Ja ouvi essa na secundaria... O Guimaraes anda a querer formar a JS... Esse gajo é como o feijao preto. Nem é branco, nem é preto.
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?