terça-feira, setembro 20, 2005

 

O PSD "não é de direita"?!

O PPD-PSD "não é de direita". É uma discussão ideológica interessante, mas menos relevante face ao ponto substancial: Sendo ou não de direita, o PPD-PSD foi nestes 30 anos o partido da direita, o partido que ela maioritariamente integrou e votou. A direita, o centro e consta ainda do inventário alguma esquerda perto do centro.

Se, após as conquistas dos "25s" de Abril e de Novembro, existe algo em Portugal próximo daquilo que poderíamos chamar uma sociedade liberal, existe devido à agenda programática PPD-PSD. E foi essa agenda que permitiu ao país dar um salto de modernidade, à data, julgado impossível. Foi essa mesma agenda que colocou Portugal num padrão de crescimento que o aproximava da média da UE a 12 (e a 15), padrão este interrompido em 1994 para nunca mais ter sido retomado.

Direita da calculadora ou nem sequer direita? Talvez, mas parece-me uma visão manifestamente redutora.Qual a composição sociológica do PPD-PSD? Na sua fundação: pequenos e médios empresários da indústria, do comércio ou dos serviços, profissionais liberais, muitos deles self-made-men que forjaram um partido pragmático, feito de propostas e estratégias para vencer eleições e as pôr em prática. É, neste sentido, um partido reformista, feito de quadros com sucesso no sector privado que trazem para a política uma agenda de resolução de necessidades muito concretas.
O PPD-PSD não é, na sua maioria, um partido de salão típico de discussão acerca da obra de Oakeshott. É antes o partido de Cavaco Silva, que olha para um país e percebe a falta de um 2+2 de economia de desenvolvimento: propriedade privada, sistema bancário, uma bolsa de valores, concorrência, imprensa livre, rede de infraestruturas, sistema fiscal mais simples e uniformizado, credibilidade internacional, entre outros.

Um partido que arregaça as mangas e vai à luta com a mesma atitude que a massa sociológica que o compõe, fazendo-o mais resistente a grupos de pressão como sindicatos ou corporações.

adaptado de
http://www.maoinvisivel.com/

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?