sexta-feira, outubro 14, 2005

 

informar ou desinformar

Entendo que a comunicação social, em particular os "mass media" desempenham um papel decisivo nas sociedades modernas, quer ao nivel da informação, quer ao nível do serviço público. Os órgãos generalistas a bem de uma cultura de formação devem adoptar uma postura imparcial, independente e sobretudo rigorosa.
O tratamento dado aos conteúdos e a escolha dos formatos é muito importante para que o simples cidadão possa entender e receber uma mensagem transmitida pelos primeiros.
Lamento que numa sociedade que se diz civilizada, os "mass media" representem a antítese do que deveriam ser. Talvez esse facto deva-se a determinados valores e ideias que tentam imperar na sociedade, como o : facilitismo, o sensacionalismo, o choque e a intromissão na vida privada. Mas atenção: uma coisa é informar, outra coisa é desinformar e manipular.
Se de facto, numa siciedade democrática o cidadão é livre de escolher o que quer ver, sem censuras nem cortes, também é verdade que tem o direito de censurar e de ignorar aquilo que está mal feito.
Ainda ontem, todos os noticiários em prime time na televisão em sinal aberto, abriram com o seguinte lead :
A gripe das aves está a chegar a Portugal
. Pergunto-me o que será que as pessoas menos informadas e esclarecidas teriam pensado na altura, talvez tivessem ficado assustadas e alarmadas. Não é este o papel que a televisão deve ter! Antes disso, deveria esclarecer o que é de facto a infecção viral H5N1, quais os meios de profilaxia ou de tratamento que existem e sobretudo o que fazer para no caso da pandemia se aproximar da Europa. É importante a cobertura jornalística de determinados casos possa ter como principal vector a pedagogia e a informação.
Este foi só um exemplo de muitos factos e incorrecções que muitos leigos como eu em matéria de comunicação e que ainda assim têm consciência para perceber que este não é o caminho.

Martinho

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?