segunda-feira, dezembro 12, 2005

 

1º Round

Os debates entre os candidatos à Presidência da República começaram. Eu sou favorável ao modelo adoptado para estes debates, pois para além de serem os mais produtivos, são aqueles que permitem ouvir o que cada um pensa, sem interrupções desconcertantes, ou conversa arruaceira. Compreendo que Soares não goste do modelo de debate. Para Soares o ideal era uma conversa olhos nos olhos, onde este podesse fazer ataques pessoais, com acusações banais e generalistas. Os tempos, são outros, e os Portugueses estão fartos do debate ideológico, da zaragata fracturante e da politiquísse de gabinte. Portugal precisa de propostas, de uma estratégia e para isso convém que todos eles apresentem as suas ideias e o seu projecto, sem se esconder no populismo ou no mero ataque ao adversário. Os adversários gostam de falar do passado de Cavaco, parece que têm prazer...mas estes esquecem-se que o povo deu duas maiorias absolutíssimas a Cavaco? Pura palhaçada...

Os candidatos á esquerda de Cavaco, têm dito que este, caso seja eleito, quererá abusar dos poderes do Presidente da República, favorecendo a área política do qual ele emana e aqueles que o apoiam. Meus Deus, pura contradição! Então não é Louça e Jerónimo que passam o tempo a dizer que faziam e aconteciam com as opções tomadas pelo governo? Que destituiriam o Presidente do Governo Regional da Madeira, o Procurador da Républica? Que chumbariam diplomas atrás de diplomas? Enfim, pergunto-me: Que país seria este? A constituição, que estes senhores consideram o pilar da democracia seria cumprida? Receio bem que não!

Soares, foi ontem vítima de agressão da parte de um ex-combatente, considero isto um acto lamentável e extremamente negativo, no entanto, pergunto-me se Mário Soares não tomará o partido da vitimização, como fez depois dos incidentes na Marinha Grande?
Respeito Mário Soares e acho que o país lhe deve muito, na luta contra o Salazarismo e na instauração de um regime DEMOCRÁTICO e LIVRE, no entanto, acho que em campanha é muito perigoso e imprevisível, capaz de utilizar todas as ferramentas e estratégias ao seu alcance para fazer vingar a sua imagem. Vamos esperar para ver...

Alegre está no caminho errado, a ideia de um Homem de esquerda que pisca o olho á direita mais tradicionalista dá a ideia de uma falsa candidatura independente que precisa de se transfigurar para se poder afirmar.È uma estratégia interessante, vamos ver onde vái parar, estou certo que no sprint final poderá correr o risco de ser «engolida» pelo papão Soares.

E Cavaco ? Bem Cavaco está a fazer o seu caminho, muito subtilmente irritando tando a direita mais polulista como a extrema esquerda, no fundo está a fazer o que lhe compete, apresentar-se como um independente, um português do povo, um homem igual aos outros, que não promete este mundo e o outro, mas que se oferece para ajudar Portugal. Será que os portugueses irão confiar nele?

Martinho

Comments:
Mário Soares é o grande criador do pântano em que Portugal se transformou. Não o respeito minimamente. O compadrio, oa corrupção, o amiguismo, que tomaram conta do Estado e que o asfixiam é um produto made in Soares.
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?