segunda-feira, janeiro 23, 2006

 

Fazer Portugal Maior

Análise dos resultados

O Prof. Cavaco Silva foi ontem eleito com maioria absoluta, logo na primeira volta, o 18º Presidente da Républica Portuguesa. Mais de dois milhões e setecentos mil eleitores entenderam atríbuir-lhe o sentido de voto, através do mais importante instrumento democrático : o voto.
O mérito desta eleição pertence ao Homem e ao perfil Cavaco Silva bem como indirectamente a todos os homens e mulheres livres, que de uma forma empenhada, cívica e democrática se bateram pela sua eleição.
Foi esse imenso Portugal cheio de assimetrias sociais, económicas e culturais que o elegeu.

Em relação aos outros candidatos:

Nunca gostei da forma como Manuel Alegre actuou na campanha. Aquele estilo poético suburbano misturado com um certo patriotismo grafitado, não foi coerente. Aquele poder dos cidadãos a que Alegre se referia induziam nas pessoas um certo anarquismo requintado, muito próprio de franjas do eleitorado que nele votaram. Quando o sistema não está a correr bem, os candidatos pseudo-anti-sistema ganham força. Mas pergunto-me? Onde esteve o Alegre, destes 31 anos?

O grande derrotado da noite foi Mário Soares. Um político como ele, com o seu passado, a sua importância e o seu contributo para Portugal democrático, não precisava de ter manchado o seu currículo. Mas todos conhecemos Mário Soares, e todos sabemos que a sua derrota deve-se em parte a um partido socialista dividido, que empurrou Soares para a frente, desmobilizando-se logo de seguida. Este self made man não tinha necessidade de se submeter a tamanha humilhação.

Apesar da subida eleitoral Jerónimo teve uma noite infeliz. Fez uma declaração irracional e muito pouco digna. Era evitável, a ladaínha do costume quando falou em Cavaco Silva, bem como a culpabilização do PS pelo resultado da esquerda. Parecia uma cassete gravada, inspirada nos discursos do PREC e no ênfase atribuído á dicotomia esquerda-direita. Será que ela existe? Dúvido...

Tive um gosto especial no resultado de Louçã. Louçã perdeu. Caíu a máscara daquele espaço político, será que se esgotou a área de influência? Qual PRD! Não, é provável que não, penso que a estratégia vai ser ennveredar por um caminho ainda mais populista á esquerda.

Uma nota especial para os resultados em Ponte de Sor. O Prof. Cavaco Silva, venceu as eleições no nosso concelho, de uma forma expressiva cerca de três mil eleitores votaram nele,tendo em atenção o histórico dos resultados e o espartilhamento dos outros cinco candidatos, foi um excelente resultado e enche de orgulho todos os que apoiaram e acreditaram nesta candidatura.

Tal como o próprio Cavaco Silva disse ontem( e muito bem )a maioria que o elegeu dissolveu-se no exacto momento da sua eleição. A hora não é de olhar aos números, a hora é de mudança de arregaçar as mangas e começar a trabalhar.
Fechou-se ontem um ciclo na nossa democracia, encontramos um novo timoneiro, um Homem livre e simples, capaz de dar um contributo decisivo para que esta caravela, chamada Portugal, siga o rumo certo, capaz de dar aos que aqui estão e ás gerações que virão, um futuro melhor.

Porque acreditamos todos e temos orgulho em sermos Portugueses!

Parafraseando uma frase já perdida: P`rá frente Portugal!

Martinho

Comments:
Não percebo por que razão consideram que Mário Soares manchou o seu currículo ao concorrer a estas eleições. Mário Saores foi o que sempre foi: narcisista, egocêntrico e hipócrita. Agora felizmente o povo já não se deixou levar na canção do bandido...
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?