quarta-feira, janeiro 25, 2006

 

Águas da Ponte

Dadas as recentes noticias publicadas na WEB e na comunicação social entendo tal como outros já assim se manifestaram, o dever de esclarecer, na medida do possivel dos meus conhecimentos e dos dados conhecidos (nas fontes de informação acima referidas)

A fim de assegurar a qualidade da água para consumo humano, foi criado em 2001 o Diploma Legal, conhecido pelo Decreto Lei 243 que regula esta actividade e tendo como objectivo principal proteger a saúde humana dos efeitos nocivos de qualquer contaminação de água destinada ao consumo humano.

Em síntese, e entre outros este diploma, obriga a que as entidades gestoras, anualmente enviem ao IRAR para aprovação, um programa de controlo de qualidade da água fornecida, que basicamente, estipula, os parâmetros a analisar e a frequência de monitorização por zona de abastecimento.

Também determina, que em caso de incumprimento dos valores máximos permitidos, seja informada a autoridade de saúde, designadamente das situações que comportem risco para a saúde humana. Desta situação, deve a entidade gestora, no caso o município, informar e difundir das medidas que a autoridade de saúde determine, de forma a minimizar os potenciais efeitos do consumo dessa água.

Deve ainda tornar acessível, ao público esta informação, alem de trimestralmente, publicitar, quer nos editais, quer na imprensa regional.

Pelo que foi possível saber, pelo site do IRAR, estes dados dizem respeito a 2004, porém segundo outras fontes de informação, a situação tem-se mantido em 2005.

Como Vereador do nosso município (embora até à data nada tenha sido também informado aos senhores vereadores da oposição) e como técnico nesta matéria, sinto-me, obviamente, obrigado a recomendar para o não consumo da água da rede (das zonas abastecidas pelas captações de Barroqueira, Barreiras, Vale de Açor, Vale da Bica, Vale de Vilão, Vale do Arco, Carvalhoso, Domingão, Foros do Domingão, Escusa, Fazenda, Vale de Bispo, Vale de Boi, Tramaga, Torre das Vargens) devendo esta precaução manter-se até informação do Senhor Delegado de Saúde e esperando que a Câmara Municipal de Ponte de Sor venha a prestar todos os esclarecimentos nesta matéria, como a lei impõe, a bem de todos nós.


Joaquim Lizardo

Comments:
Não bastava já o Pinto fartar-se de meter água e como ainda por cima inquinada.
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?