terça-feira, janeiro 17, 2006

 

Só eu sei porque não fico em casa!

No próximo Domingo, Portugal vai a votos para eleger o nosso próximo Presidente. Para os jovens que hoje têm á volta de 20 anos, este vai ser o Presidente que nos vai acompanhar durante a entrada no mundo de trabalho, o Presidente do início da vida adulta, vai ser o nosso Presidente. Quando formos Domingo exercer o nosso dever e direiro de voto para a eleição do mais alto representante da Nação, não é só mais uma eleição. Esta é a Eleição! É a eleição do melhor português para representar Portugal.
Para esta eleição temos duas pessoas, dois estilos, duas personalidades. De um lado temos o "menino" de bem, que envelheceu mas não deixou de ser mimado. Faz birras, é trapalhão, anda sempre á procura da CHUCHA. Tem um ar bonacheirão, simpático, com uma certa piada, a imagem típica de um avô já reformado que gosta de mimar os netos. Soares é o avô que todas as crianças queriam ter...Em contraposição temos um homem com sentido e pose de Estado, credênciado em toda a Europa,"frio e duro", como Jerónimo Sousa constantemente refere acerca de Cavaco Silva, mas o que ele não consegue perceber é que no próximo Domingo não vamos votar em cremes quentes e suaves para o rosto, mas sim o nosso próximo Presidente.

"Eu não falo com vocês!" Diz Mário Soares aos jornalistas. Diz que estão do lado de Cavaco. Mas a razão da birra não é essa, a birra é por não estarem do lado dele.

Também não estão do lado de Cavaco. É ouvi-los na televisão a dizer que os jantares-comícios não estão cheios nas salas para 4 mil pagantes. É verdade se considerarem a cadeira de Cavaco vazia quando ele não lá está sentado. Logo de seguida mostram um jantar-comício gratuito de Soares para 500 pessoas. Casa Cheia!

Existe também uma certa irritação dos jornalistas e de Soares quando alguém do CDS-PP (sim, Dr. Soares, o CDS é o mesmo que o PP, e não, Dr. Soares, Ribeiro e Castro não é deputado do PS, é o presidente do CDS-PP) ou do PSD quando manifesta apoio a Cavaco. Sacrilégio!!! Não podem, não podem, não podem! Mas do outro lado vemos Sócrates e sua brigado do reumático a apelarem ao voto em Soares.( Estou para ver Soares a apelar o voto em si mesmo no dia das eleições...que hábito!)

Soares apela ao voto de toda a esquerda para derrubar Cavaco. Cavaco apela ao voto de todos os portugueses para um Portugal maior!

No próximo Domingo vamos todos votar em Cavaco Silva, vamos todos votar por Portugal!

Gonçalo Godinho e Santos

Comments:
Cuidado, muito cuidado!
O candidato Cavaco Silva avisou hoje os portugueses:

«Na segunda-feira, tudo o que se disse nesta campanha, para mim será passado.»

Depois não digam que o homem não avisou que ia esquecer todas as promessas que fez, tudo aquilo que disse que ia fazer e não ia fazer, tudo aquilo que sugeriu ou não sugeriu, todos os respeitos e cuidados e cordialidades e responsabilidades que andou a dizer que ia ter...
Ele avisou, ele avisou!
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Domingo os Portugueses vão ás urnas escolher o futuro Presidente da Républica, trata-se da última eleição de um ciclo eleitoral frenético de dezoito meses, Para uma democracia que se diz ocidental é obra!A verdade é que nestas eleições está em causa a escolha do futuro Chefe de Estado, para os anos decisivos que se avizinham. Sou daqueles que consideram que estas eleições estão revestidas de enorme importância e que a decisão que delas emanar será determinante para os futuro das novas gerações.
A verdade é que, salvo lúcidos momentos na nossa história comtemporânea, Portugal nunca se conseguíu afirnar como um país moderno e desenvolvido. Sempre vivemos rodeados de uma cultura de facilitismo, populismo, íntriga, conspiração e mesquinhez que nos impossibilitaram de encetar um rumo uniforme e capaz de nos colocar ao serviço de uma justiça social equílibrada, de um progresso económico e de uma evolução cultural e social.
Parece que a nossa mentalidade colectiva, nunca se alheou de um certo mito provincianista periférico e sebastiânico. Nunca tivemos um Chefe de Estado catalizador e mobilizador de energias, capaz de sair do pedestral do elitismo político, do conforto palaciano de Belém, dos salões aburguesados da capital. Nenhum deles soube, para além de umas pomposas presidências abertas, compreender as verdadeiras necessidades de todos em torno dessa realidade que o país atravessa e de definir uma linha concertada de consenso nacional.
Eu vou votar Cavaco Silva. Não por ter sido um bom ministro das finanças e primeiro-ministro ou um excelente líder partidário, eu vou votar Cavaco Silva, porque acho que é o único dos seis candidatos com uma visão de futuro, com carisma e personalidade vincada e capaz de puxar por todos os Portugueses no sentido de um rumo que até agora nos tem faltado.
Não se trata de ser de esquerda ou de direita, trata-se de compreender a realidade e de saber que este é o momento certo e indubitávelmente uma das últimas oportunidades para apanharmos o comboio do desemvolvimento, prosperidade e modernidade.
Confesso que para além do melhor candidato Cavaco é também um modelo, que qualquer Português deve seguir, quer de humildade, quer de coragem, esforço e delicação. Bem sei, que se este não fosse um momento de profunda necessidade, Cavaco não se canditaria. Cavaco não depende da política, nem dos seus privilégios desmesurados, Cavaco não precisa da ribalta nem da idolatria.
È com os olhos no futuro, naquilo que queremos para a nossa entidade colectiva que todos devemos ir votar. Esta é a hora, de deixarmos os nossos preconceitos, ideologías ,e egoísmos partidários e de nos unirmos todos em torno dessa causa tão nobre que é Portugal !

« Porque, meus amigos, a política não é uma viagem de recreio, é uma coisa muito séria que, quando levada com honestidade, é um serviço que se presta á comunidade, muitas vezes à custa de grandes sacrifícios» Anibal Cavaco Silva, 19 de Maio de 1985

Martinho
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?