sexta-feira, abril 20, 2007

 

Cimeira JSD Alentejo 2007

Decorreu no passado dia 3 de Março a “Cimeira JSD Alentejo 2007”. O evento, que teve lugar no concelho de Montemor-o-Novo, juntou militantes e simpatizantes da estrutura oriundos dos três distritos que compõem a região: Beja, Évora e Portalegre.
Tendo como principal objectivo a definição e debate das principais causas e propostas da JSD para o Alentejo marcou-se o arranque dos trabalhos para as 14H30m no Parque de Feiras de Montemor-o-Novo. Nesta fase os participantes distribuíram-se por quatro grupos de trabalho em que se debateram temas considerados de vital importância para a região:
1. Empreendedorismo e empregabilidade;
2. O papel da Juventude nos sectores estratégicos para o desenvolvimento;
3. Fixação dos jovens no Alentejo, Politicas de Natalidade e Habitação;
4. Desporto, Educação e Cultura – traços distintivos;
Mais tarde, um elemento representante de cada um dos grupos expôs a uma Assembleia composta por todos os participantes no evento as principais conclusões a que tinham chegado.

De entre as propostas apresentadas destaca-se o desenvolvimento de um programa de apoio aos jovens empreendedores (criação de facilidades logísticas e financeiras), a melhoria quantitativa e qualitativa dos incentivos à natalidade, a criação da capital alentejana da cultura, e o apoio à aquisição da primeira habitação. Estas e outras interessantes propostas foram pois aprovadas pela assembleia, esperando-se que a breve prazo possam ser levantadas pela JSD nos órgãos nos quais a estrutura tem assento. Pretende-se pois a introdução de medidas que surjam como marcas diferenciadoras do Alentejo relativamente às demais regiões do País e da Europa.
Seguiu-se um jantar no restaurante “Pôr-do-sol” em que marcaram presença mais de 70 pessoas. No final tomaram a palavra o Presidente da Distrital da JSD de Évora, Ricardo Videira, um representante da JSD do Distrito de Portalegre, Gonçalo Santos, o Presidente da Comissão Politica Nacional da JSD, Daniel Fangueiro, e um representante Comissão Politica Nacional do PSD, o Dr. Pedro Vinha Costa. Todas as intervenções saudaram a iniciativa que se julga de vital importância para o funcionamento da JSD na região, apontando-se também duras críticas ao governo PS.
O evento terminou com uma animada e participada festa laranja no bar “Regalenga”, saldando-se com sucesso mais uma grande iniciativa dos jovens laranja no Alentejo.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?