segunda-feira, abril 14, 2008

 

JSD ORGANIZA CIMEIRA 2008 PARA MUDAR O FUTURO DO ALENTEJO

No dia 8 de Março, a Comissão Politica da JSD do Distrito de Portalegre promoveu, mais uma vez, um encontro de trabalhos. Em Fronteira, este evento de carácter rotativo, denominado Cimeira Alentejo 2008, contou com dezenas de jovens militantes que, através de várias reuniões temáticas, procuraram encontrar matérias que serão introduzidas na agenda política e, consequentemente, constituirão bases de propostas consideradas importantes para o rumo do Distrito.
A Cimeira Alentejo 2008 teve lugar no Centro Cultural de Fronteira, onde, a partir das 12h30 começaram a chegar jovens militantes da JSD. Após a sessão de abertura, os participantes dividiram-se em grupos de trabalho e ocuparam as quatro salas temáticas. Emprego, Educação, Potencialidades do Alentejo e Compromisso Alentejo foram os temas escolhidos para estudo e debate na edição deste ano. No final da tarde, e com as reuniões terminadas, os jovens correram novamente no auditório do Centro Cultural, expondo as suas conclusões.No final da Cimeira, Bruno Madeira, da organização, afirmou que este tipo de encontros tenta incutir na juventude uma preocupação com os temas estruturantes para o futuro do Alentejo, mostrando o papel dos jovens nesse mesmo futuro. Por essa razão, foram escolhidos "temas que consideramos apropriados e que devem ser introduzidos na agenda política, debatidos, analisados para, posteriormente, apresentar propostas que, consequentemente definirão as bandeiras a JSD no ano de 2008 e também 2009, um ano importantíssimo na definição do rumo político, quer do nosso País, quer da nossa região", aclarou.
Bruno Madeira adiantou que esta linha de rumo não será imposta a ninguém e que o objectivo é apenas disponibilizar opiniões, expectativas e apresentar propostas de um modo construtivo para o partido, para a sociedade civil, para os agentes económicos e, principalmente, para os agentes políticos. Na sua opinião, a JSD "tem autonomia em relação ao partido, tem a sua própria matriz de irreverência e processos muito próprios que a distinguem. Queremos marcar a agenda política no sentido de apresentar propostas e mostrar que estamos disponíveis para discutir os assuntos que consideramos importantes e o Compromisso Alentejo é um tema que consideramos que deve partir de cada um de nós. Não só dos militantes do partido, mas um compromisso de amor para com o Alentejo", frisou, explicando que apesar de alguns militantes exercerem a sua actividade profissional fora do Alentejo, "o amor pela região permanece". "Acreditamos que esse compromisso deve ser assumido por todos, para ajudarmos a região a ficar melhor", vincou.
Relativamente aos temas debatidos, Bruno Madeira destacou que a Educação, a desertificação e o envelhecimento populacional são temas de grande pertinência e "um sério aviso à governação de que algo não está a ser feito como devia". Por esse motivo, "a JSD pretende marcar a agenda em termos temáticos e de apresentação de propostas. O combate político está implícito nesse processo e acredita-mos que é importante a intervenção e a definição vincada da agenda política por parte dos jovens e da JSD, no seu papel de oposição às políticas que não favorecem o nosso País", referiu.
Em jeito de conclusão, Bruno Madeira disse ainda que o objectivo da JSD passa por mudar o rumo do Alentejo, que, na sua opinião, "tem permanecido adiado". "Reconhecemos todas as suas potencialidades, valências e a vantagem competitiva que pode assumir. Existe potencial, temos sectores de qualidade que se superiorizam em termos comparativos com outros que existem por aí fora e, como tal, os jovens do Alentejo querem influenciar, como puderem, o futuro e o rumo do Alentejo. Estou convicto que com actividades como estas, com a concertação de estratégias, não só de Portalegre, mas também de Évora, o trabalho tornar-se-á mais simples", concluiu.

André Relvas

in "Jornal Fonte Nova" - 15 de Março 2008

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?