quarta-feira, julho 16, 2008

 

DIÁRIO DE UMA NOITE DE TRISTEZA

23 Horas chego a casa e ligo o computador. O meu primo Zé Pedro avisa-me. Há fogo no 21 na Av. da Liberdade. Ligo a Tv. e vejo que o prédio da junta de freguesia já estava em chamas. Ligo ao Presidente da Junta de Galveias a oferecer os meus préstimos para o que fosse preciso. Ele agradece e diz que liga após 30 min. Saio de casa com o meu primo luís a caminho da Av. da liberdade.
O drama permanecia na cara das pessoas aterrorizadas pelo fogo.
Peço para falar com o comandante da Policia, para que este me faça o ponto da situação. A coisa estava feia. Peço para falar com o Presidente da Câmara no qual me explicou o que se passava. De imediato coloco o Dr. António Costa em contacto com o Presidente da Junta.
Preocupado com a situação, dirijo-me juntamente com o meu primo ao cinema S. Jorge para ver as vitimas. Os habitantes do 21 estavam em pânico.
O Luís «Psicólogo» conforta as pessoas enquanto eu faço as diligências com a protecção civil. Encontro o Vereador Sá Fernandes e a vereadora Helena Roseta ao qual me contam o que se estava a passar.
O presidente da Junta Continua a ignorar a situação…. Ligo-lhe e digo…. Presidente para onde vamos levar as pessoas. Ele responde. Já tratei disso com a protecção civil, fiquei mais descansado!
Estava incrédulo, pois o dever dele seria vir de imediato para Lisboa, e este continuava na sua casa acompanhar a catástrofe pela TV.
Entretanto a protecção civil vem ter comigo e diz…. Carlos onde vamos meter os 2 últimos idosos que faltam? Eu respondo, mas o presidente da Junta não tinha já arranjado alojamento?Nãoooooo …..foi a resposta dada de forma boquiaberta….De imediato ligo-lhe:- Então António Augusto, afinal que tinha alojamento e agora não tem …..Ele responde:Fiquem aí que amanha vou para aí…. O que? Deve estar a gozar comigo…Entretanto o vereador Sá Fernandes vendo-me nesta situação caricata…Pede-me o telefone e diz…. Oiça lá esta a gozar connosco?Ao qual o António Augusto responde…. Se tivesse o telefone desligado e a dormir não me estavam a incomodar….Entretanto Sá Fernandes «Salta-lhe a tampa» e diz, o prédio é privado você é responsável…. E aumenta o tom de voz e fala num tom agressivo.
António Costa não queria acreditar na frieza do presidente da Junta. Ninguém queria entender o que estava a suceder…Entretanto ligo para tentar resolver a situação…. Presidente então onde vamos meter as pessoas…- Ele sugere um hotel, mas esse tinha sido evacuado…È então que me da ordem de tentar resolver a situação.
Falo com o presidente da Junta de S. José e de imediato a Dona Ana Lúcia e outra senhora, é instalada na residencial Nova Avenida.
Em suma tenho que fazer um desabafo….Sei que só ajudei porque quis.Mas sinto-me na obrigação de ajudar.Um presidente normal teria vindo de imediato para Lisboa….
O prédio ficou sem telhado e com o 5º andar totalmente destruído.O que restou ficou tudo inundado de agua…. Só encontro uma palavra
- IRRESPONSABILIDADE!!!
Fiquei com magoa, pois pensava que o Presidente da Junta era mais humano. Já para não falar que ele apenas me ligou uma única vez para se inteirar da situação… certamente no conforto do seu lar…. Onde ninguém o chateava para resolver problemas.
Tive muito gosto em ajudar os moradores do prédio 21.
Tenho muito desgosto em ter uma pessoa tão irresponsável a frente da Junta.
Agradeço ao Dr. António Costa presidente da Câmara de Lisboa, ao vereador Sá Fernandes, e a vereadora Helena Roseta por nos ter ajudado.Agradeço também a ajuda do filho do Dr. António Costa pela disponibilidade que teve em nos acompanhar. Tentei relatar um Péssimo exemplo de governação…. Agora a Junta tem que reconstruir o 5º Andar direito e esquerdo e colocar o telhado no prédio.O prédio no interior deverá necessitar de grande intervenção, devido a agua que ficou infiltrada…A reconstrução tem que ser rápida… Pois qualquer dia o Inverno esta aí….

Carlos Marques Sousa

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?